domingo, 22 de março de 2009

O Prazer do Medo

Filme de terror, O Exorcista, sucesso de bilheterias

Medo...o que falar dele?...Será que vicia?...É saudável?...Tenho minhas dúvidas. Afinal, por que será que o terror também pode dar prazer?...Por mais estranho que pareça, a explicação disso é a satisfação em superar seus limites.

Por mais que o medo nos cause nervosismo, inquietação, mal-estar e sensações desagradáveis, as pessoas correm atrás desse desafio. Seja assistindo a filmes de terror, andando em montanhas-russas, entrando em corridas de carro ou praticando esportes radicais. São nessas situações que encontramos o prazer de ter medo.

Especialistas dizem que quando o nosso cérebro reconhece uma situação de perigo, o sistema nervoso simpático é ativado e libera a adrenalina, que prepara o nosso corpo para reagir. A sensação de tensão passa, e as substâncias chamadas opóides, quando são liberadas, trazem bem-estar, relaxamento e calma.

Quando você vai ao cinema e escolhe logo um filme de terror, mesmo pensando que o “monstro” ou “serial killer”(assassino em série), que você vê na telona não é real, o conteúdo que se passa é de arregalar os olhos. Você fica conectado o tempo todo com o que rola nas cenas, sentindo nervoso e roendo unhas, esperando um terror sanguinário, assustador e cheio de surpresas.

Um outro exemplo muito comum é dado em parques de diversões, onde os brinquedos que fazem mais sucesso costumam ser os mais aterrorizantes. Quando você vai ao parque, não podemos deixar de ter calafrios e adrenalina na montanha-russa. Mesmo que a pessoa passe por situações de risco e sensações de enjôo e mal-estar, ao final você sente que a diversão valeu a pena.

Ai,ai,ai...e já pensou você saltando de um bungee jump ou escalando montanhas? Ai, não quero nem pensar nisso...Aventurar-se em um esporte radical mostra onde estão suas limitações, tanto físicas quanto psicológicas, desafiando o perigo e vencendo o medo de altura.

Mas até que ponto um terrorzinho aqui e outro ali não faz mal a ninguém?

O medo também é uma forma de o ser humano se proteger contra os perigos que os rodeia. Ultrapassar os próprios limites é mais que uma vontade, é uma necessidade que você tem de passar.

by Mário Zaparoli

3 comentários:

Deixe aqui o seu comentário.Obrigado!