Que shopping center é um centro de compras todo mundo sabe. Mas é impossível alguém ir a um shopping sem consumir, isto se torna praticamente um hábito. E sabe qual é o fator mais importante por esse desejo de consumo? A propaganda nos meios de comunicação.
Segundo a psicóloga Albina Zaparoli, no Brasil, o discurso publicitário das lojas e produtos exerce grande pressão para o consumidor. “A necessidade de adquirir mercadorias e serviços é atualmente produzida com grande força, através da relação existente entre as mídias e a sociedade”.
A publicidade associa o consumo e a felicidade e idealiza que se você comprar determinados produtos as pessoas serão mais felizes. “Se o consumo é assim compreendido, deve gerar nos consumidores sensações de felicidade. Mas, se isto ocorre, pode-se dizer e observar no cotidiano, que os sentimentos de frustração por não ter (decepção), ou ter em demasia (tédio), de inveja e ressentimento dos que têm (rancor), dentre outros, caminham no mesmo sentido”, diz Albina.
O hábito de consumir é derivado pelo incentivo de adquirir os produtos da moda, e deixar assim o consumidor todo feliz.
Mas há aqueles compradores compulsivos que têm o comportamento de comprar. “Este indivíduo acaba por consumir coisas pelo fato de consumir e não mais pela necessidade do objeto que é consumido. Ir ao shopping sem realizar algumas compras parece ser quase impossível. Os hábitos de consumo são mais emocionais que racionais”, analisa a psicóloga.
Albina explica que comprar por impulso, mas não por compulsão, é adquirir um bem por sentir uma atração instantânea pelo produto, seja por causa da embalagem, do preço e do apelo publicitário. “Acredito que o shopping cumpre o seu papel literalmente já que a tradução de shopping center é centro de compras. Se pensarmos também no elevado índice de criminalidade e violência nas cidades e na agitação da vida moderna, o shopping continuará destacando-se tanto pelas inúmeras opções em um único lugar (ex.: lazer, alimentação, moda, ponto de encontro, etc.), quanto pela comodidade, conforto e segurança”.
by Mário Zaparoli
Bem isso mesmo, se diz que as carencias se sumprem quando compramos algo.
ResponderExcluirA disposicao dos produtos nas lojas tambem sao estudados detalhadamente baseados nos habitos de consumo de seus visitantes.
Nada e' posto de forma aleatoria. Ate o layout as lojas tem um certo estudo sobre alturas de teto, etc que torna o ambiente mais "aconchegante" para compras de uma loja pra outra.
Realmente, tudo foi planejado pra te fazer comprar algo.
Falou tudo M@!!!!!!!
beijos
Dificil sair sem comprar algo ;-)