terça-feira, 24 de março de 2009

Ir ao shopping sem comprar é impossível

Que shopping center é um centro de compras todo mundo sabe. Mas é impossível alguém ir a um shopping sem consumir, isto se torna praticamente um hábito. E sabe qual é o fator mais importante por esse desejo de consumo? A propaganda nos meios de comunicação.

Segundo a psicóloga Albina Zaparoli, no Brasil, o discurso publicitário das lojas e produtos exerce grande pressão para o consumidor. “A necessidade de adquirir mercadorias e serviços é atualmente produzida com grande força, através da relação existente entre as mídias e a sociedade”.

A publicidade associa o consumo e a felicidade e idealiza que se você comprar determinados produtos as pessoas serão mais felizes. “Se o consumo é assim compreendido, deve gerar nos consumidores sensações de felicidade. Mas, se isto ocorre, pode-se dizer e observar no cotidiano, que os sentimentos de frustração por não ter (decepção), ou ter em demasia (tédio), de inveja e ressentimento dos que têm (rancor), dentre outros, caminham no mesmo sentido”, diz Albina.

O hábito de consumir é derivado pelo incentivo de adquirir os produtos da moda, e deixar assim o consumidor todo feliz.

Mas há aqueles compradores compulsivos que têm o comportamento de comprar. “Este indivíduo acaba por consumir coisas pelo fato de consumir e não mais pela necessidade do objeto que é consumido. Ir ao shopping sem realizar algumas compras parece ser quase impossível. Os hábitos de consumo são mais emocionais que racionais”, analisa a psicóloga.

Albina explica que comprar por impulso, mas não por compulsão, é adquirir um bem por sentir uma atração instantânea pelo produto, seja por causa da embalagem, do preço e do apelo publicitário. “Acredito que o shopping cumpre o seu papel literalmente já que a tradução de shopping center é centro de compras. Se pensarmos também no elevado índice de criminalidade e violência nas cidades e na agitação da vida moderna, o shopping continuará destacando-se tanto pelas inúmeras opções em um único lugar (ex.: lazer, alimentação, moda, ponto de encontro, etc.), quanto pela comodidade, conforto e segurança”.

by Mário Zaparoli

Um comentário:

  1. Bem isso mesmo, se diz que as carencias se sumprem quando compramos algo.
    A disposicao dos produtos nas lojas tambem sao estudados detalhadamente baseados nos habitos de consumo de seus visitantes.
    Nada e' posto de forma aleatoria. Ate o layout as lojas tem um certo estudo sobre alturas de teto, etc que torna o ambiente mais "aconchegante" para compras de uma loja pra outra.
    Realmente, tudo foi planejado pra te fazer comprar algo.
    Falou tudo M@!!!!!!!
    beijos
    Dificil sair sem comprar algo ;-)

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