sexta-feira, 3 de abril de 2009

O sonho infantil de conquistar a fama

Xuxa Meneghel, é um espelho para muitas crianças

Luz, câmera, ação! Atuar, desfilar, cantar, dançar, apresentar e estar na mídia. Tudo isso está relacionado com o mundo artístico. Mas, até que ponto, alguém pode alcançar e permanecer na fama? Sair do anonimato? Estar estampada nas capas de revistas? O que o destino reserva às crianças, que tão precocemente, pensam em um dia conquistar a fama?
Essas são as perguntas que a todo momento surgem na cabecinha inocente dessas crianças. E os pais também devem se perguntar, como seus filhos de 4 a 11 anos, já tão bem evoluídos e talentosos, podem, um dia, brilhar na carreira artística que tanto os estimam?
É a partir daí que os pais decidem ingressar seus filhos no mundo artístico. Com ambição, colocam as “belezinhas” em uma agência para esbanjar graça e mostrar o seu talento. Entretanto, nem tudo é um mar de rosas, pois há agências que só abusam e fazem a cabeça dos pais, de uma forma ilusória, para que paguem um book fotográfico da criança. Depois, eles percebem que caíram em uma verdadeira enrascada. Tudo não passou de fachada, só para satisfazer os bens daquela empresa.
Aí é que mora o perigo. Os pais precisam ficar sempre alertas, e não deixarem seus filhos em qualquer lugar. Devem procurar uma agência correta, que ofereça um curso profissionalizante de manequim-modelo, teatro, dança ou canto. E, além de tudo, saber quem são esses profissionais.
Toda criança que quer alcançar a fama procura um espelho para se refletir. E este espelho já é um astro consagrado que ela observa na TV: o jeito do ator ou atriz que atua na novela, ou mesmo da modelo que desfila na passarela, o modo como a dançarina executa a coreografia, todas essas personalidades artísticas são visualizadas pela criança.
Gisele Bündchen, Reynaldo Gianecchini, Xuxa, Deborah Secco, Thiago Lacerda, Carla Perez, Gugu Liberato e Daniela Cicarelli. Essas são só algumas das celebridades espelhadas por elas.
Para a psicóloga Sandra Helena Pereira, quando uma criança de 4 anos imita a Carla Perez, fantasiada e rebolando, seus pais vão achar uma graça. Isso só faz com que a criança continue a imitar. “Eu posso ser famosa sem precisar trocar minha identidade e mostrar o meu melhor. Admirar um artista é diferente de você querer copiá-lo. Você pode ter apenas um ponto de referência de quem você quer ser, sem precisar se apagar para ser a outra pessoa”.
Com tantas informações disponíveis nos dias atuais, a criança, desde o berço, já começa a se estruturar. Quando chegar aos 3 ou 4 anos, estará evoluída e terá formada em seus pensamentos infantis, a idéia de um mundo idealizado. Ao atingir a puberdade, ela começará a enxergar outros horizontes que a vida lhe proporciona. Essa é a lei.
Desde cedo, seus pais precisam direcioná-los ao mundo em que vivemos, através de diálogos que facilitem seus pensamentos, sem as iludir. “O que está faltando nessas crianças são limites, mas até que ponto você enxerga o que seu filho faz?”, pergunta a psicóloga Sandra Helena Pereira.
Tudo na vida é preciso haver medidas, saber o que acontece no crescimento dos filhos, sem forçar. Os pais devem deixar que as coisas aconteçam naturalmente. Caso contrário, mais tarde ela mesma pode se perguntar “É isso mesmo que escolhi para minha vida? Será que ser famosa trará bons proveitos para meu futuro profissional?”.
Quando criança, isso tudo é sonho, mas será que adulta ela pensará da mesma forma?
Os pais precisam libertar seus filhos, quanto ao conceito de ser famoso. Devem deixar que eles façam e percebam suas escolhas, sem que esqueçam que são crianças e precisam aproveitar essa fase da vida, para que não haja sofrimentos, ilusões, angústias e frustrações posteriores.

2 comentários:

  1. Uauuu.... Texto ótimo esse Ma.

    Eu concordo...isso deveria tb ser caracterizado em exploração infantil
    Deixem serem crianças néam...depois correm riscos de serem adultos sequelados...rs
    A vaca da Xuxa mesmo adooora explorar a filhinha dela...apesar que tal mãe tal filha ..ai ai

    Falando em Xuxa, tem um filme Espanhol chamado O Dia da Besta, em que numa cena de exorcismo( inclusive de exploração da imagem infantil) aparece um Quadro com a foto da dita cuja ...eu sinceramente morri de rir.

    ResponderExcluir
  2. Dá até pena de ver pessoas tão invejosas, mesquinhas e frustradas que nem vcs.
    A Xu é maravilhosa!!!! E vaca é a mãe que não soube dá educação.

    ResponderExcluir

Deixe aqui o seu comentário.Obrigado!