terça-feira, 23 de junho de 2009

Um pouco de Maitê Proença


Nascida em São Paulo, Maitê Proença Gallo estudou em Campinas e Paris, ao longo da infância e adolescência. Em 1980, tornou-se atriz, como intérprete premiada no cinema, no teatro e na televisão.
É filha de Eduardo Gallo, que era promotor de Justiça, e de Margot Proença, professora de música e filosofia, ambos intelectuais e de uma geração de leitores. Hoje Maitê é mãe de Maria e vive na cidade do Rio de Janeiro.
Como protagonista de duas histórias de época (Marquesa de Santos e Dona Beija), é admirada e reconhecida por seus longos trabalhos na dramaturgia.
Na TV, já atuou em várias novelas com personagens que marcaram sua carreira. Algumas como em Dinheiro Vivo (Joaninha), As três Marias (Maria da Glória), Jogo da Vida (Carla Barros), Guerra dos Sexos (Juliana), Um sonho a mais (Valéria), Sassaricando (Camila), O Salvador da Pátria (Clotilde), Felicidade (Helena), Cara e Coroa (Heloísa), Torre de Babel (Clara), Vila Madalena (Eugênia), Estrela-Guia (Kalinda), Da Cor do Pecado (Vera) e A Lua me disse (Regina, o mais recente trabalho na TV).
Agora, com 45 anos, Maitê vem planejando a união da atriz com a escritora. "Minha profissão é uma coisa plural, tanto que escrevi uma peça de teatro, em que além de encenar como atriz, também sou produtora e escritora", contou.
Atualmente contratada da TV Globo, Maitê declarou seus trabalhos preferidos. "Gostei muito de atuar nas novelas do Sílvio de Abreu, como Jogo da Vida, Guerra dos Sexos e Torre de Babel, e também em Felicidade, do Manoel Carlos, ambas muito boas".

Matéria realizada em 2006
por Mário Zaparoli

Um comentário:

  1. La primer novela que ví fue Doña Bella, me encantó y siempre veo las novelas brasileras. Lloré al final de la novela, me enantó.

    ResponderExcluir

Deixe aqui o seu comentário.Obrigado!