segunda-feira, 6 de julho de 2009

Internet é prejudicial na educação e formação dos jovens


A “inimiga perfeita” da Língua Portuguesa é conhecida como internet, o meio de comunicação mais penetrante e abusivo para quem navega. Talvez, este fascínio pelo mundo virtual possa ser prejudicial na futura educação dos jovens, principalmente as crianças.
A internet faz parte da vida das pessoas. Hoje em dia, quem não tem internet está desatualizado. E no que se repara é que crianças e adolescentes vêm criando blogs e sites na rede mundial de computadores para diversão. A moda agora é o Messenger(MSN), programa de envio instantâneo de mensagens, usado pelos internautas. Mas essa novidade influencia no uso correto da Língua Portuguesa, pois os usuários abreviam as palavras, escrevem errado e criam expressões e gírias fora dos padrões.
Educadores, especialistas e profissionais de comunicação dizem que o importante é que os estudantes saibam que esse é um meio rápido, que eles podem abreviar tudo, mas não podem esquecer que existe uma língua culta que deve ser seguida.
A linguagem usada na internet faz com que as crianças, por exemplo, deixem de utilizar a Língua Portuguesa corretamente se não houver uma orientação dos professores em lembrar que essa linguagem é uma das variantes da norma culta. Como o internauta usa essa comunicação e as pessoas entendem, ele vai acabar recorrendo a ela em qualquer hora e lugar.
Para a pedagoga e professora do 1º grau de ensino fundamental, Ada Cristina Sena, a internet pode atrapalhar a criança na escola. “Tinha um aluno da 3ª série que usava muito a internet, e na hora de escrever uma redação, escrevia como via no mundo virtual. Usava abreviações e expressões incorretas que não obedeciam a norma gramatical”, contou.
Ada Cristina disse que não é nem tanto não saber escrever direito, mas é por causa da agilidade e rapidez instantânea na comunicação virtual. “É apropriado um trabalho educacional para estes jovens internautas. Passar a eles, na escola mesmo, tarefas com textos na linguagem formal, e depois fariam uma comparação desta linguagem com a que é usada vir?tualmente(coloquial), para que elas reparem nos erros de ortografia, concordância e outras regras gramaticais da língua portuguesa.
Segundo professores, as crianças que estão estudando agora e têm muito contato com a internet podem ter problemas futuros com a linguagem na hora de escrever uma redação. É sempre bom ter um direcionamento de ensino na escola, para que elas percebam o que é correto e o que é só distração.


Um comentário:

  1. M@, seu blog é maravilhosésimo!!!

    Já postei sobre ele no Confesso da minha COMU, a "AMOR...".

    Se der, dê uma carimbada lá...

    Posso copiar muita coisa daqui pra minha COMU?

    Vc é muito bom...!

    Gente, estou amando passar por aqui.

    Tem tudo de interessante e com uma leveza!

    Caso vc autorize, posto seu blog junto.

    Elaia~a~a~a!!!

    Agora aqui será minha parada obrigatória, oh, yessssssssssssss!!!

    Parabéns, querido!!!

    Merdeeeeeeeeeeeeeeeee!!!

    ResponderExcluir

Deixe aqui o seu comentário.Obrigado!